Vazante no rio Iaco: Nível está bem abaixo da cota de alerta

Facebook Twitter WhatsApp Facebook MessengerPor: Edinaldo Gomes O nível das águas do rio Iaco, em Sena Madureira, atingiu na manhã desta terça-feira (14), 8,45 metros, segundo a Defesa Civil Municipal....

Por: Edinaldo Gomes

O nível das águas do rio Iaco, em Sena Madureira, atingiu na manhã desta terça-feira (14), 8,45 metros, segundo a Defesa Civil Municipal. De ontem para hoje houve uma diminuição de 0,79 centímetros no volume das águas, tranquilizando mais ainda quem mora em regiões alagadiças.

Em 2020 a cheia do manancial não teve força como em anos anteriores. “Graças a Deus, não tivemos alagação neste ano. Em janeiro e fevereiro, meses de muita chuva na região, o nível não chegou a ultrapassar a cota de alerta. Felizmente o cenário tem sido bem diferente de anos anteriores”, comentou Carlos Dávila, representante da Defesa Civil.

Ele aproveitou para deixar uma recomendação para os moradores da zona rural. “Mesmo com o nível abaixo da cota de alerta, é importante que os ribeirinhos adotem alguns cuidados como, por exemplo, o uso de coletes salva-vidas durante as viagens e outros. São medidas preventivas”, destacou.

Historicamente, as maiores enchentes das últimas  décadas em Sena Madureira ocorreram em 1997, 2005 e 2012. Em 1997, ou seja, a 23 anos, o nível das águas chegou a ultrapassar os 19 metros, desabrigando centenas de famílias.

Deixe seu comentário

comentários