Rádio Difusora de Sena Madureira comemora 39 anos no ar

A Difusora de Sena foi ao ar no dia 3 de novembro de 1980

Redação Senaonline.net

Fundada no dia 3 de novembro de 1980, a Rádio Difusora de Sena Madureira, 670 KHZ, celebra neste domingo (3), 39 anos no ar. A Emissora mais antiga do vale do Iaco foi reivindicada, à época, pelo então prefeito Ulisses Dávila Modesto, porém, só começou a funcionar na administração do ex-prefeito Aguinaldo Ferreira Chaves, já falecido.

De acordo com os anais da História, a Rádio Difusora foi destinada para Cruzeiro, sendo denominada a “Voz dos Nauas”, mas diante da necessidade, o então prefeito Ulisses Modesto solicitou do Governador que a mesma se instalasse em Sena Madureira – um município que tem quatro rios e centenas de pessoas morando na zona rural.

Para celebrar a data, a atual Direção que tem no comando o jornalista Edinaldo Gomes, promoveu um almoço na última sexta-feira, 1º, no clube da AABB. Dentre os presentes: Silvânia Pinheiro (Secretária de Comunicação do Acre), Alderian Campos (Presidente da Fundação Aldeia de Comunicação), Raimundo Fernandes (Diretor da Difusora Acreana), Jairo Carioca (Diretor da Rádio Aldeia FM de Rio Branco), Deputado Estadual Gehlen Diniz (Líder do governo na Aleac), Nelson Sales (Articulador político do governo), vereador Charmes Diniz, ex-prefeito Ulisses Modesto, Frei Alércio, dentre outros.

Radialistas que já passaram pela Difusora também marcaram presença, entre eles: Eduardo Diniz (Idel), Duduca e Elder Teixeira.

O ex-prefeito Ulisses Modesto lembrou um pouco a História da Difusora. “Naquela época, Sena Madureira não tinha um veículo de comunicação que pudesse atingir os mais distantes seringais. Fizemos o pedido e graças a Deus fomos atendidos pelo governador. Lembro que parte dos equipamentos foram transportados de barco porque naquela época a estrada não dava acesso. Quero parabenizar a todos que fazem parte dessa história. Escuto a Difusora todos os dias”, comentou.

O líder do governo na Aleac, Gehlen Diniz, considera que a Rádio Difusora é o maior telefone público da cidade. “Muitas pessoas que moram nos altos rios, nos centros das colocações tem como único meio de comunicação a Rádio Difusora. Parabéns a todos e principalmente à Direção atual que tem pautado o trabalho na humildade e na democracia”, frisou.

Gehlen Diniz também trabalha junto ao Governo do Estado para que seja criado o PCCR dos servidores. “Estamos encampando essa luta que visa melhorar as condições de trabalho para os nossos servidores. Tem profissionais do Rádio ganhando menos que um salário mínimo. Ouvi relatos nesse sentido. Tenho certeza que o nosso governador vai apoiar essa causa”, destacou.

“O Governo trabalha para revitalizar as Rádios”, diz Silvânia Pinheiro

Mesmo sendo de grande importância para a população, as Rádios estatais foram praticamente abandonadas nesses últimos anos. A falta de equipamentos é notória. Muitas emissoras operam com transmissores antigos que já não funcionam em sua totalidade.

Mas, segundo a secretária de comunicação, Silvânia Pinheiro, o governo do Acre vai mudar essa realidade. “Primeiramente queremos parabenizar todos os servidores da Difusora de Sena que comemoram 39 anos da Rádio. Dizer que este ano estivemos em Brasília reivindicando dos nossos deputados federais e senadores emendas parlamentares para que possamos revitalizar o Sistema público de comunicação. Temos boas perspectivas para o ano que vem”, salientou.

Edinaldo Gomes, Diretor-geral da Rádio Difusora de Sena Madureira, agradeceu a presença de todos no evento e disse que o momento foi satisfatório. “Antes mesmo de pensar em trabalhar em Rádio eu já ouvia a Rádio Difusora. Para mim é gratificante poder colaborar com essa emissora. Já conseguimos algumas melhorias e continuamos lutando por outras. Agradeço a confiança do deputado Gehlen Diniz e apoio da secretária Silvânia Pinheiro. A nossa meta é imprimir uma nova história na Rádio Difusora que é um patrimônio histórico da nossa cidade”, completou.

O radialista Jaime Gonçalves trabalha há mais de 30 anos na Rádio Difusora de Sena e disse estar feliz em face do evento. “Há 16 anos não tínhamos um evento como este para celebrarmos o aniversário da nossa Difusora. Me sinto feliz e prestigiado”, sintetizou.

O evento contou também com a presença dos radialistas: Jota Alves, Ronaldo Duarte, Márcio Farias, Jota Cavalcante, Fran Oliveira, Jair Silva, Edimar Negreiro (Diretor financeiro e administrativo), Raimundo Antônio, Amanda Diniz, e dos colaboradores:  R. Costa, Isaac Silva, R. Nonato, Lenilda, Victor Santana,Tobias, J. Aparecido e Miguel Silva.

Após funcionar durante longos anos em prédios alugados, atualmente a Difusora de Sena opera em prédio próprio que fica no Conjunto Canizo Brasil. O prédio foi instalado na administração do governador Jorge Viana.

 

Deixe seu comentário

comentários