Preocupação: “Abate ilegal de bovinos ainda existe em Sena Madureira”

Existe um telefone disponível para o disk-denúncia: (68) 99942 1849

Edinaldo Gomes

A Vigilância Sanitária Municipal manifestou mais uma vez nesta quarta-feira, 11, preocupação sobre o abate ilegal de animais, principalmente bovinos, em Sena Madureira. Sem passar pela devida inspeção sanitária, a carne desses bovinos acaba sendo comercializada pelos moradores que correm sérios riscos na área da saúde.

De acordo com o representante da Vigilância em Sena, Jeocundo Assis, a fiscalização é realizada frequentemente nos açougues, mesmo assim, a lei ainda é burlada por alguns infratores. “Temos travado uma luta intensa nesse sentido, porém, a vigilância não pode atuar nos abatedouros. Isso é uma função do Idaf. Já enviamos vários documentos ao Idaf buscando parceria, mas não somos correspondidos. Infelizmente o abate clandestino de animais continua ocorrendo em Sena Madureira”, comentou.

Geralmente a matança desses animais ocorre no período da noite e a carne é trazida para alguns açougues durante a madrugada. “Conseguimos identificar alguns açougues que receberam carne clandestina e os proprietários estão respondendo processos administrativos. Essa é uma preocupação constante porque a venda desse tipo de produto, sem qualquer inspeção de um veterinário, coloca em risco à saúde da população”, enfatizou.

Existe um telefone disponível para o disk-denúncia: (68) 99942 1849. “Quem souber de algo dessa natureza pode entrar em contato conosco qualquer dia da semana, inclusive durante os feriados. Abater animais de forma ilegal e comercializar a carne é crime contra a saúde pública. Se o infrator for pego vai parar no presídio”, alertou.

Outra questão relacionada ao tema diz respeito à venda de carne de porco. Sena Madureira não tem nenhum Frigorífico para abate de suínos. “Temos a confirmação do Idaf de que a carne suína é apta ao consumo. Um empresário de Sena Madureira está instalando um abatedouro que deverá entrar em funcionamento dentro de 60 dias. A partir daí a fiscalização será intensificada nesse sentido”, salientou.

Em Sena Madureira existe um Frigorífico que atua dentro das normas sanitárias, mas de acordo com informações, nem toda a carne consumida na cidade passa pelo referido local.

Deixe seu comentário

comentários