IDAF deflagra campanha de vacinação contra a Brucelose, em Sena Madureira

Os criadores de gado da nossa região precisam aplicar a vacina nas fêmeas de 03 a 8 meses

Edinaldo Gomes, para o Senaonline.net

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), de Sena Madureira, deflagrou no dia 1º deste mês a campanha de vacinação contra a Brucelose – uma doença infecciosa que pode ser transmitida ao Homem.

Os criadores de gado da nossa região precisam aplicar a vacina nas fêmeas de 03 a 8 meses. Após realizar o procedimento, o produtor deve procurar o Idaf para fazer a declaração.

Em datas anteriores, os próprios moradores da zona rural foram treinados para aplicar a vacina. São em torno de 200 vacinadores espalhados pelo interior de Sena Madureira, o que facilita a vida de quem mora, por exemplo, em locais distantes.

A representante do Idaf em Sena Madureira, Paula Helena, disse que os pecuaristas precisam ficar atentos e aderir a campanha. “Pedimos aos criadores de gado que não deixem de vacinar seus rebanhos. Qualquer dúvida procure o Idaf, pois estamos aqui para ajudar no que for possível”, comentou.

Quem deixar de vacinar dentro do prazo estipulado está sujeito a pagar multa de 11,76 reais por cada cabeça de gado. Já aqueles que vacinarem mas que não fizerem a declaração pagarão 117,62 reais de multa.

Para o homem, a Brucelose é transmitida das seguintes formas: Tomando leite cru ou mal fervido, comendo queijo feito com leite cru, através do contato com restos das placenta, comendo carne mal cozida.

A campanha se estenderá até o dia 31 de dezembro.

Deixe seu comentário

comentários