Cartório inicia A Semana Nacional de Mobilização do Registro Civil

O registro de nascimento é o documento que torna oficial a existência do cidadão no meio em que vive

egildo_021.jpgO registro de nascimento é o documento que torna oficial a existência do cidadão no meio em que vive, a certidão é importante para receber as primeiras vacinas, matricular-se na escola, tirar documentos e garantir benefícios do Governo Federal entre eles: o Bolsa Família e o Auxílio Maternidade, oferecidos as mães que moram na zona rural é que para receber o recurso precisam apresentar o registro de nascimento do filho.

Um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que na média, mais de 12% das crianças nascidas vivas não são registradas, o que representa mais de 213 mil cidadãos brasileiros sem a certidão de nascimento.

Reduzir estas estatísticas é a principal finalidade, em Sena Madureira quase mil crianças nascem anualmente, destas 20% não são registradas, a maioria residem em localidades rurais de difícil acesso, e chegam à fase adulta sem poder exercer sua cidadania.

Em Sena Madureira as pessoas devem procurar o Cartório de Registro local que estará com o atendimento voltado à pessoa que ainda não têm a certidão de nascimento, destacou Clinton Ribeiro, responsável pelo Cartório de Registro Civil.

Durante a campanha que vai até o dia 28 deste mês, o cartório estará funcionando das 8 da manhã às 18 horas.

Vale lembrar que o acesso ao registro civil de nascimento é gratuito e um direito garantindo por lei a todos os cidadãos. O cartório que cobrar pelo registro deve ser denunciado ao Tribunal de Justiça.

Gladys Mirian   

Deixe seu comentário

comentários



Deixe uma resposta