BR-364, Um novo tempo já começou

Com o início dos trabalhos de implantação e pavimentação da BR 364, o jornalista Márcio Farias juntamente com o professor Rivaldo Severo da Costa decidiram produzir um documentário para televisão...

Com o início dos trabalhos de implantação e pavimentação da BR 364, o jornalista Márcio Farias juntamente com o professor Rivaldo Severo da Costa decidiram produzir um documentário para televisão e rádio com o objetivo de proporcionar aos acreanos de forma especial os moradores dos municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano os conhecimentos gerais referentes às frentes de serviço das empresas construtoras contratadas através do processo de licitação do governo do estado do Acre, para a implantação e pavimentação da BR 364. 
marcio_farias.jpgUm outro aspecto do trabalho produzido visa contemplar os estudantes do ensino aprendizagem no que diz respeito ao meio ambiente, eco-sistema, biodiversidade, tipo de solo, represas, mananciais, obras de arte, arquitetura, tipos de florestas, culturas, plantas, legumes,  frutas, verduras e outras formas de vida da cadeia alimentar como: animais domésticos, silvestres, tipos de aves, assim como, a flora e a fauna.
O trabalho apresentado,  traz a luz do conhecimento, a melhoria da qualidade de vida que visa à inclusão social  e  o exercício pleno da cidadania, assim como, o alcance social que se traduz com a qualidade de vida das pessoas que residem ao longo da BR 364, principalmente em lugares de difícil acesso.
Com o início de um novo tempo e o avanço das frentes de trabalho na construção das obras de arte, como: galerias, pontes e bueiras, além de boa parte dos serviços de terraplenagem outros horizontes benéficos também chegam a população da zona rural contemplada pela rodovia, podemos citar, mudanças de hábitos e quebra de paradigmas como por exemplo: um aspecto de vida chamado luz para todos, que substitui as pilhas do rádio por corrente elétrica, a velha bacia de salgar a carne por geladeira, o alcance de notícia e entretenimento através da  televisão, o banho de igarapé pelo chuveiro, assim como o uso do banheiro interno de forma mais higiênica e confortável, sem contar que para regar o canteiro e a horta agora já conta-se também com a facilidade da bomba d’água que melhora de forma substancial a  vida  pesada de quem mora no campo.
entrevistas.jpgOs depoimentos colhidos através das visitas feitas pela a equipe do documentário são emocionantes, tanto para os entrevistados como para os entrevistadores, pois percebe-se o otimismo e a substituição das lágrimas pelos sorrisos esperançosos. Uma outra  mudança de hábito que mais tem beneficiado os agricultores é a substituição da velha lamparina pela lâmpada fluorescente, assim como, a mecanização agrícola, que vem substituindo gradativamente as queimadas. Podemos citar também que a cadeia alimentar principalmente no tocante ao uso das frutas que com o liquidificador pode produzir sucos, vitaminas, doces e outros tipos alimentação que ajudam muito no processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 O trabalho será apresentado dia 27 de novembro de 2008, nos três turnos no auditório  governador Jorge Viana da Escola de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli.

 Texto professor Rivaldo Severo

Deixe seu comentário

comentários



Deixe uma resposta