Após seis meses de tratamento, professora Valcione Rocha retorna à Sena Madureira

Valcione é uma mulher guerreira e de muita fé

Henrique Roque, para o Senaonline.net

Na última quarta feira(14) Valcione Rocha de 37 anos, retornou ao município de Sena Madureira depois de ter sido diagnosticada com câncer e ficar por 6 meses longe da família e dos amigos. Já no dia seguinte, valcione retomou às atividades a frente da escola Raimundo Hermino de Melo onde é gestora. “O amor pela profissão falou mais alto”, disse.

O tipo de câncer desenvolvido por Valcione (mieloma múltiplo) é de “difícil diagnóstico” e provoca grande impacto na qualidade de vida, porque deixa os ossos extremamente fracos e quebradiços. Fratura e falta de apetite, são dois principais sintomas da doença que se desenvolve nos glóbulos brancos produzidos na medula óssea e afeta principalmente idosos.

No caso da professora Valcione, às tomografias e ressonâncias, mostraram que quase toda estrutura óssea estava comprometida – 60% dos os ossos do corpo estavam quebrados – eis o motivo de tantas dores. O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Embora alguns pacientes com mieloma múltiplo não apresentem sintomas, os mais comuns são: Problemas ósseos – Baixas taxas sanguíneas – Nível de cálcio no sangue aumentado – Sintomas do sistema nervoso – Danos nos nervos – Problemas renais – Hiperviscosidade e Infecções. Na ultima semana a paciente se submeteu a um procedimento causticante e doloroso. Foi feita a retirada de células da medula para serem tratadas, e posteriormente devolvidas em procedimento que acontecerá no início do ano.

Valcione é uma mulher guerreira e de muita fé – tem demostrado muita força, no entanto, tem feito uso de Morfina de quatro em quatro horas para amenizar as dores. Seu retorno alegrou a muitos e rendeu várias manifestações nas redes sociais. Nos comentários, familiares, amigos, colegas de trabalho e irmãos de fé, postaram mensagens positivas.

Valcione continua com o tratamento a base de Dexametasona e de Bortezomibe, medicamento este que na versão genérica a dose pode ser comprada por R$ 1.800.00 reais.

Deixe seu comentário

comentários