Apadeq garante limpeza de áreas externas de prédios públicos e do cemitério Jardim da Paz com terapia laborativa dos internos

Uma fase do tratamento dos dependentes químicos que buscam apoio da unidade da Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq), em Cruzeiro do Sul,

Uma fase do tratamento dos dependentes químicos que buscam apoio da unidade da Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq), em Cruzeiro do Sul, que disponibiliza uma moderna sede e estrutura muito organizada, é realizada com o trabalho laborativo.

O fundador e administrador da Apadeq, Raimundo Felício, popular Branco, avalia que o atendimento às instituições governamentais parceiras com serviços de limpeza, pintura e outros serviços, com a mão-de-obra dos internos, faz parte da ação social desenvolvida pela entidade há vários anos.

Em 2020 a Apadeq iniciou o atendimento com um trabalho de limpeza na área externa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no pátio da 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª Ciretran) para prevenir a proliferação do mosquito da dengue devido ao surto da doença.

Branco lembra que há 21 anos a Apadeq contribui de forma constante com a sociedade cruzeirense com o trabalho de tratamento de reabilitação de dependentes químicos e preventivo contra as drogas, com palestras nas escolas e atende com uma visão de crescimento social.

“Sempre que somos solicitados nossa equipe atende os pedidos dos parceiros e este apoio garante a realização de parte do tratamento dos nossos internos que depois abstinência e desintoxicação necessitam da parte laborativa que tem grande importância no tratamento”, afirma.

“No início de 2020 atendemos uma solicitação da direção da UPA, que está surpreendendo pela condução de um trabalho humanizado de saúde prestado a nossa população, principalmente neste período de epidemia da dengue e ficamos muito satisfeitos de atendê-los”, disse.

Serviço de roçagem e limpeza da UPA realizada pelos internos da Apadeq elimina perigo do mosquito da dengue

Serviço de roçagem e limpeza da UPA realizada pelos internos da Apadeq elimina perigo do mosquito da dengue

IMG-20200108-WA0183

Na Upa os internos da Apadeq realizaram um trabalho de roçagem e limpeza geral da área externa do prédio que desde a entrega da obra não tinha recebido um trabalho de limpeza. “Nossos internos realizam um trabalho de muita primeira qualidade e com muita satisfação”, destaca.

Toda área externa e da fachada foi beneficiada com o trabalho de limpeza

Toda área externa e da fachada foi beneficiada com o trabalho de limpeza

IMG-20200108-WA0185

Na 1ª Ciretran foi realizado um trabalho minucioso de limpeza do extenso pátio das aulas práticas e na área onde ficam os veículos apreendidos, tendo em vista que alguns funcionários do órgão adoeceram, razão que a direção solicitou o apoio da Apadeq e foi atendida imediatamente.

“Nossos internos precisam desse trabalho, que faz parte da laborterapia e aproveitamos para fazer a reinserção dos nossos internos, que estão com dois terços do tratamento concluído, na sociedade que ele retornarão a conviver na conclusão do tratamento”, ressalta o administrador.

IMG-20200116-WA0030

Apadeq mantem um serviço de roçagem e limpeza no cemitério Jardim da Saudade

Apadeq mantem um serviço de roçagem e limpeza no cemitério Jardim da Saudade

IMG-20200117-WA0240

Outra ação da equipe da Apadeq realizou no mês de novembro de 2019 e novamente agora neste mês de janeiro um serviço de roçagem e limpeza no cemitério Jardim da Paz numa parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul que mantém um apoio a instituição há vários anos.

Toda a área do cemitério foi beneficiada com a limpeza

Toda a área do cemitério foi beneficiada com a limpeza

“O cemitério é um local onde as pessoas vão visitar seus ente queridos sepultados e precisa estar permanentemente limpo. Antes do Dia de Finados nossa equipe fez a limpeza geral e agora retornamos a limpar toda a área nessa parceria com o prefeito Ilderlei Cordeiro”, disse.

Branco ressalta que as parcerias dos órgãos públicos e da sociedade são de fundamental importância para que a Apadeq possa atender um número bem maior de famílias dos dependentes químicos que precisam de atendimento para que possam se livrar da dependência química.

“A Prefeitura de Cruzeiro do Sul e o Poder Judiciário de Cruzeiro do Sul, de Feijó e agora de Assis Brasil tem garantido um apoio fundamental para nosso trabalho, além de alguns empresários que enxergam a utilidade pública da Apadeq que beneficia quem precisa”, reconhece.

O administrador faz um agradecimento especial ao prefeito Ilderlei Cordeiro e aos juízes de Direito da Comarca de Cruzeiro do Sul, Dr. Hugo Torquato e demais magistrados e o Dr. Alex, da Comarca de Assis Brasil que ao longo desse tempo tem sido parceiros da Apadeq.

Segundo Branco na parceria com o Poder Judiciário o Estado também ganha porque a Apadeq consegue reabilitar mais de 50 detentos anualmente que são pessoas que migraram para a delinquência por consequência do uso de álcool e outras drogas.

“Há um entendimento do Poder Judiciário, de acordo o delito cometido, que um tratamento e mais eficiente do que a prisão para a reabilitação e depois de uma avaliação ele passa a cumprir parte da pena na Apadeq se reabilitando e no pós-internação estará inserido na sociedade”, afirma.

Ao destacar as consequências nefastas da dependência química Branco afirma que de acordo com a estatística do Ministério da Justiça os usuários são responsáveis por cerca de 80% da violência urbana a nível nacional que interrompe a vida dos usuários e muitos deles até a perdem.

“Hoje temos cerca de 800 mil presos no Brasil e destes 88% não tem cultura. Então, reabilitar o cidadão que interrompeu sua vida pelo consumo de drogas é dever do Estado, mas o Estado sempre falha e as instituições não governamentais se destacam nesse trabalho porque sabem fazer”, informa.

O deputado federal Alan Rick recebe o reconhecimento do fundador da Apadeq que destaca a atenção do parlamentar federal que tem suas ações voltadas para a sociedade, família e aloca e libera recursos para as instituições sociais, inclusive a entidade cruzeirense.

“Considero o deputado Alan Rick um dos melhores deputados federais do Acre e sou testemunha das suas ações fundamentadas na alocação de recursos em prol de uma sociedade melhor e não mede esforços para garantir apoio ao trabalho das instituições sociais”, agradece.

Outro parceiro destacado pelo administrador da Apadeq é o empresário Getúlio Vale, que ao longo dos últimos 15 anos, com sua visão de cunho social, tem mantido uma parceria de grande importância para a entidade e inclusive tem entre seus colaboradores três ex-internos da instituição.

Ao finalizar Branco lembra que na estrutura da Apadeq se destacam as oficinas de computação para inclusão digital, de marcenaria, de panificação, produção de farinha, além de biblioteca e dormitórios climatizados para garantir um tratamento socializado e seu retorno ao mercado de trabalho.

Instituições agradecem a parceria  

O gerente geral da UPA, administrador Macson Rosas, avaliou como de muita utilidade a parceria estabelecida com Apadeq que garantiu um serviço de limpeza da área interna da unidade com muita qualidade pelos internos da entidade que são pessoa muito dedicadas no trabalho que realizam.

Gerente geral da UPA, Macosn Rosas, agradece a parceria

Gerente geral da UPA, Macosn Rosas, agradece a parceria

Segundo Macson Rosas os cuidados com a limpeza de áreas particulares e dos governos precisam ser tratados com muita atenção devido ao alto índice de pessoas afetadas com os sintomas da dengue que tem atingido a população da região e coloca em alerta os administradores para que não deixem áreas sem limpeza.

O administrador destaca ainda que para garantir um serviço de limpeza na área da UPA foi efetivada uma parceria com os internos da Apadeq, com apoio do administrador da entidade, Raimundo Felício, popular Branco, que sempre está com sua equipe a disposição para atender demandas sociais.

Macson Rosas ressalta ainda que o trabalho em parceria com a Apadeq vem de longas datas e desde que está a frente da Delegacia do Conselho Regional de Administração, no vale do Juruá, tem garantido apoio a Apadeq e numa doação espontânea da direção da entidade recebido apoios de grande importância.

A gerente da 1ª Ciretran, Tainara Martins, parabeniza os internos e a direção da Apadeq pelo trabalho de qualidade realizado na limpeza da área da instituição. “O Branco e os internos que realizaram um serviço de limpeza de muita qualidade merecem nosso aplauso”, agradeceu.

Deixe seu comentário

comentários